O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Contagem atendeu 200 pessoas com deficiência (PCD), durante essa quarta-feira (28), para a mobilização do dia D de Inclusão Social e Profissional da PCD. A data é para proporcionar o espaço de encontro dessas pessoas e os reabilitados do INSS com interesse em ingressar no mercado de trabalho com as empresas que precisam cumprir cotas de inclusão. A ação é promovida nacionalmente, e é realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, em parceria com o Sine e apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Geração de Renda, Frederico Carneiro, o Dia D é muito especial para todos os envolvidos. “Essa ação é uma oportunidade dos empregadores escolherem novos colaboradores e conseguirem cumprir a legislação, e de outro lado, o a pessoa com deficiência consegue ter contato direto com diversas oportunidades, com chances de entrar no mercado de trabalho”, alegou.
Uma das atendidas no dia 28 é Larissa Regina Miranda, que tem deficiência auditiva. “O Dia D é muito importante pelo fato de nos incluir no mercado de trabalho, fazendo com que tenhamos oportunidades, independente da deficiência”, disse. Paloma, também com deficiência auditiva, disse que no Dia D a Prefeitura está ajudando a conseguir uma vaga para uma nova oportunidade de emprego. “Agradeço também a Associação dos Surdos de Contagem por estarem juntos conosco no dia de hoje”, disse.
Três interpretes da Associação dos Surdos de Contagem estiveram no dia D para melhor comunicação das pessoas com deficiência auditiva com os funcionários do Sine.
Objetivo do Dia D
O Dia D tem como intuito o estímulo de contratações de trabalhadores de acordo com a meta exigida na Lei de Inclusão, sancionada em 1991. A mobilização ocorre nacionalmente e é incentivada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com objetivo de aproximar empregadores e trabalhadores, e faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Lei N°8.213/91 refere-se que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados estão obrigadas a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:
I - até 200 empregados...........................................................................................2%; II - de 201 a 500.....................................................................................................3%; III - de 501 a 1.000.................................................................................................4%; IV - de 1.001 em diante. ........................................................................................5%.
Dados do Sine após o evento do dia 28/11: Total de vagas para pessoas com deficiência: 200 Total de empresas:27 Total de encaminhamentos: 122